Sala de Aula Virtual e a Inovação do Ensino
Com os adventos da tecnologia, o processo educacional passou por adaptações, entenda como o educador podem se preparar para esse processo fazendo da sala de aula virtual o ambiente de aprendizagem.
Inúmeras são as possibilidades de gerenciar conteúdos online em prol da educação, dia após dia surgem novos softwares e sites especializados na expansão da divulgação do conhecimento pelos meios digitais e a sala de aula virtual tem se mostrado o caminho facilitador no processo de ensino/aprendizagem.
O professor moderno deve procurar se incluir no processo de readequação do ensino, mas por que ele deve pressupor que a alteração de seus métodos pode ser benéfico ao processo educacional?
Façamos um passeio histórico através da evolução do ensino.
As escolas e seus meios de ensino são reflexos de sua base contemporânea, naturalmente o professor, sempre visto como a autoridade soberana e incontestável chegava na sala de aula e após um singelo “bom dia”, iniciava a escrita no quadro negro. Detalhe para o giz, que possui (sim, falo no tempo presente, pois ainda é muito utilizado) um poder inigualável de propagar alergias respiratórias.
O decorrer dos tempos trouxe a televisão, com a aula de filme, em que todos precisávamos escrever um relatório com as observações captadas do filme e também o velho e bom amigo mimeógrafo, não havia um aluno que não se deliciasse com o aroma daquele equipamento e o seu processo de rolagem para a obtenção de novas folhas de exercícios copiadas era incrível.
Não consigo me recordar de algum aluno que não se animasse com aquele processo, por mais simplório que pudesse ser.
É notável que a chegada de novas funcionalidades é parte de um processo fundamental e necessário, pois é espelho da sociedade em que vivemos. O ambiente escolar, deve portanto, formar cidadãos aptos a conviver em sociedade, preparando-os para os cenários futuros a serem encontrados.
Atualmente todos interagem através de dispositivos móveis, fazendo inclusive do computador, um objeto não mais necessário. Segundo GSMA, uma entidade americana de telefonia móvel, cerca de 70% da humanidade possui um smartphone, a porcentagem também é equivalente para o total de dispositivos na América latina e o número de dispositivos no mundo é superior ao número de seres humanos.
O número de escolas brasileiras que se adequam ao ensino digital, felizmente é crescente e de acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), em 2016 esse número chegou a 52% em escolas de educação básica.
Ao contrário do que se possa pensar, existem muitas formas gratuitas de disseminar o conhecimento nos meios digitais, criando uma sala de aula virtual.
Como exemplo, vou me limitar a demonstrar o Google Classroom, a ferramenta do Google for Education disponibilizada para educadores que permite que os professores criem e compartilhem seus conteúdos na sala de aula virtual.
Confira também: Desbravando o Mundo com a Realidade Aumentada.
Google For Education
O Google Classroom, possui as ferramentas Google de edição de documentos, sendo elas o Documentos Google, Planilhas Google e o Editor de apresentações do Google. Todas essas ferramentas trabalham com o armazenamento do Google Drive.
É possível enviar questionários e avaliar os resultados de forma estatística e em tempo real, facilitando muito a vida do professor, possibilitando também uma análise mais apurada do desenvolvimento dos alunos.
Abaixo uma explicação bastante detalhada da ferramenta de criação de sala de aula virtual:
A Google disponibiliza também treinamentos online para formação dos educadores!
Como podemos ver as ferramentas de ensino existem de forma bastante acessível, com todos os tipos de temática e diferentes custos, ou em alguns casos, a ausência desse.
O professor moderno vê como prioridade o aspecto pedagógico do processo educacional e não apenas a partilha de seus conhecimentos referentes a sua matéria de lecionamento.
A tecnologia é apenas uma facilitadora do processo, a divulgação do ensino ocorre de forma processual, em que o educador é responsável por compartilhar informações e também, ouvir os alunos, promover debates e tornar o ambiente de escolar, um ambiente de troca mútua de experiências e conhecimentos.
A educação tem um poder transformador e é ela a única responsável por fazer do mundo em que vivemos, um lugar melhor, não apenas hoje, mas para as futuras gerações que aqui irão viver.
Pingback: 4 Aplicativos Para Organizar o Dia - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: Como Integrar Tecnologia e Educação - Almeida Soluções em Tecnologia
Pingback: Como Implantar o EAD em um Curso Presencial - ALMEIDA S.T.