Como Implantar o EAD em um Curso Presencial
Em meio a crise atual, causada pela epidemia do coronavírus em todas as partes do globo, a população se viu na necessidade de modificar rapidamente toda a sua estrutura social para encontrar novas formas de seguir a vida, mesmo evitando o contato entre as pessoas.
O meio educacional é um dos que mais sofreu impacto, pois as aulas em escolas do mundo todo foram completamente suspensas!
A transformação digital ocasionada pela tecnologia surge como a principal aliada nesse delicado momento, fazendo do EAD – Ensino à Distância, o melhor caminho para que a prática do ensino/aprendizagem possa seguir no mundo.
Confira algumas dicas práticas e gratuitas que podem ajudar professores e estudantes com o andamento dos estudos.
Vídeo-chamadas como ferramenta do EAD
Visando a proximidade entre os educadores e alunos, a listagem abaixo é focada em ferramentas que permitem a comunicação por meio de videoconferências.
GOOGLE HANGOUTS
Com o Google Hangouts é possível falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo utilizando a conta do Google. Se a conversa for escrita, então é possível se comunicar com até 150 pessoas, no caso das videochamadas, o plano gratuito permite que até 10 pessoas estejam em uma mesma ligação, já o plano Business ou o Education permitem até 25 pessoas.
Utilizar o Google é bastante estratégico para o EAD, pois comumente outros recursos já costumam fazer parte do dia à dia de educadores, como é o caso do Google Drive, Classroom, agenda, entre outros. Essa integração facilita bastante a produtividade de professores e alunos.
WHEREBY
O Whereby é uma plataforma exclusiva para videoconferências, sua utilização é bastante prática, pois funciona pelo modelo de envio de link, basicamente o usuário cria uma sala para conversa e envia o link dessa sala para os outros participantes.
Se a quantidade de pessoas for pequena, o Whereby pode ser uma ótima opção, já que em sua versão gratuita, ele permite até 4 participantes. As versões Pro e Business permitem até 12 e 50 participantes respectivamente e contam com outros recursos extras.
ZOOM
O Zoom é uma das principais ferramentas para videoconferência no meio corporativo e pode muito bem ser adaptado para o EAD no meio acadêmico também.
Funciona como o Whereby, entretanto o Zoom suporta até 100 pessoas em uma mesma chamada! Um número realmente alto e que suporta uma sala de aula completa.
A diretriz da ferramenta informa que as chamadas podem durar até 40 minutos no modo gratuito, entretanto não é raro encontrar usuários que relatam que conseguiram utilizar a ferramenta por maiores tempos, sem que nenhuma obstrução tivesse acontecido.
Para quem precisa de mais praticidade e pretende utilizar apenas o smartphone, o próprio Whatsapp pode dar conta do recado, afinal, chamadas em grupo são permitidas no aplicativo, podendo ser realizadas em qualquer lugar em que haja conexão com a internet.
O número de pessoas permitidas em uma videoconferência é de 8 pessoas, isso torna a comunicação bastante limitada, mas funciona muito bem se a conversa for segmentada entre grupos de alunos, para projetos específicos por exemplo.
Complementar a prática
Além dos recursos mencionados acima, o número de tecnologias que auxiliam no EAD é bastante vasto, podendo atender públicos de todas as idades.
Um grande número de aplicações são gratuitas, como é o caso do Google Classroom, mencionado acima e explorado em um outro artigo do site, é uma sugestão de ferramenta que permite acompanhar o progresso dos alunos, além de facilitar muito a comunicação.
O educador que investir em tecnologias para aperfeiçoar a sua prática pedagógica terá muitos benefícios, pois além ter um maior controle sobre o conteúdo ministrado, poderá alcançar um número maior de educandos e de uma forma mais muito mais prática.
Vale destacar que o ofício do professor consiste em dar as mesmas aulas, repetidas vezes, ano após ano, sempre para um número limitado de pessoas. Com a internet o professor é capaz de alcançar um número infinito de alunos, apenas com uma gravação de aula.
Novos horizontes no EAD
A transformação digital está acelerando o ritmo de mudanças no mundo, é de grande importância que a educação caminhe paralelamente. Os professores precisam modificar a forma de ensinar, se quiserem alcançar resultados satisfatórios e preparar cidadãos para viver o mundo moderno.
Na era da informação, o professor adquire o papel de facilitador, é aquele que orienta seus alunos, que os ajuda a filtrar as informações recebidas e os ensina a fazer uso de fontes confiáveis de informação.
Educar é um ato de amor e ternura, é preparar cidadãos para o mundo, fazendo parte de um pedacinho da história de cada um deles, semeando o bem, na esperança de que utilizem seus ensinamentos para fazer do mundo um lugar melhor.
Acompanhe o blog da ALMEIDA Soluções em Tecnologia e fique por dentro de mais informações como essa, que irão ajudar você a ter uma vida mais prática e facilitada por meio da tecnologia!